ptenfrdees
  • Home
  • Gastronomia Transmontana

Gatronomia Transmontana

Alheiras Transmontanas

Há uma autenticidade na cozinha de Trás-os-Montes que nos remete de imediato para a sua paisagem e as suas gentes. Variada e colorida, a cozinha transmontana é o espelho da identidade da região.


Assente nos ingredientes que a terra proporciona ao longo do ano e nas carnes das raças naturais da região – maronesa, mirandesa e bísara – ou da caça, a mesa é farta e apela à degustação. Para começar temos os queijos, o fumeiro e as azeitonas ou o próprio azeite. Depois, o difícil será escolher entre as suculentas carnes ou o sempre espetacular bacalhau com pão de centeio ou broa que aqui sabem como em nenhum outro lado.

A acompanhar, um bom vinho do Planalto Mirandês… E como não podemos escolher por si, aqui ficam algumas sugestões de pratos típicos a saborear tão lentamente quanto possível e de preferência com vista para a Natureza, aqui também ela rainha…

PRATOS TRADICIONAIS: Posta à Mirandesa, Bacalhau com Pão de Centeio, Butelo com Cascas, o Pisperno, a Feijoada à Transmontana, a Alheira com grelos,o Coelho à Caçador, o Javali no Pote, a Bola à Mirandesa, Folar, Calço, Alcaparras com cebola, Linguiça, Salpicão, Azedo com batatas…

Quanto a doces, experimente o tradicional doce de castanhas ou a pastelaria com os Pitos de Santa Luzia e as Cristas de Galo, ambos originários do convento de Santa Clara, as Ganchas e ainda os Cavacórios que muitas vezes servem de taça para beber um pouco de Vinho do Porto.

Texto dorigemlusa.pt

http://www.dorigemlusa.pt/experimentar/gastronomia-de-tras-os-montes/