ptenfrdees
  • Home
  • Natureza transmontana

Natureza transmontana

Natureza tras-os-montes


Vou falar-lhes dum Reino Maravilhoso. Embora muitas pessoas digam que não, sempre houve e haverá reinos maravilhosos neste mundo. O que é preciso, para os ver, é que os olhos não percam a virgindade original diante da realidade, e o coração, depois, não hesite.

Miguel Torga

A região de Trás-os-Montes e Alto Douro, autêntico paraíso à beira Douro plantado, ostenta vales profundos serpenteados por socalcos de vinhas formosas de verdadeiros néctares dos deuses, o Vinho do Porto e os vinhos do Douro.

Situada no norte de Portugal, a região apresenta paisagens de rara beleza natural e rural, revelando uma terra rica não só em vinhas mas também em cereais, legumes e frutos que moldam a natureza com cores alternadas ao longo das estações, ora cobrindo-se do verde das vinhas e das oliveiras que produzem os melhores frutos para enriquecer uma gastronomia típica premiada com o título de Património da Humanidade, do branco ou rosa das amendoeiras ou das cerejeiras em flor e dos cobreados no outono.

Terra de montes, abrigo de cogumelos e frutos silvestres, mas também de rios e riachos de águas cristalinas, Trás-os-Montes e Alto Douro é uma região que oferece vários e ricos recursos cinegéticos como o coelho, a lebre, o javali, a raposa, o tordo, a perdiz, o pombo e rola que fazem as delícias de caçadores e de experientes podengos e perdigueiros.

As imagens falam por si...
Ver a galeria completa


Texto rotasdeportugal.pt

Imagens de Escudeiro Artes - Nuno Escudeiro